quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A relevância dos eventos de relacionamento

Por Alberto Rodrigues*


O comportamento do homem muda de acordo com o tempo, e o mesmo acontece com o mercado: o approach para iniciar uma venda, as vendas em si e até o modo de se relacionar já não são iguais, por exemplo, da década passada. Cada vez mais, a explosão de uma nova mídia, da inclusão de um novo modelo de consumidor (“consumidor-cidadão”) e da alta competição são fatores que ilustram bem o porquê das vendas se tornarem cada vez mais difíceis nos dias de hoje: as exigências aumentaram, o consumidor está cada vez mais exigente e, a cada esquina, é possível achar alguém oferecendo o mesmo que você.

Os produtos são cada vez mais parecidos, a publicidade sem diferenciais ou criatividade e, por isso, é tão importante estar cada vez mais próximo do seu consumidor: isso se tornou uma saída para ativar relacionamento. Nesse contexto, inserem-se os eventos. Eles surgiram com o mote de fortalecer relações não só comerciais, mas também pessoais, valorizando não apenas a existência do comprador, mas a existência do próprio consumidor.

É por isso que os eventos em geral têm se tornado cada vez mais inusitados. Os lugares e tipo de evento escolhidos para esses encontros são os mais variados possíveis: bares, restaurantes, para eventos culturais ou esportivos, festas temáticas, passeios, entre outros. Tudo isso com um único objetivo: promover intercâmbio de experiências e relações interpessoais. Um detalhe é que, quando mais inédita e exclusiva a ação proposta, melhor.

O resultado de quem escolhe eventos de relacionamento como uma eficaz e eficiente ferramenta de marketing é a formação de uma parceria, de fato. O elo entre o distribuidor e seus parceiros se torna cada vez mais forte e o diferencial resulta no companheirismo e união de pessoas com interesses em comum. Não basta apenas vender, mas humanizar as relações – sejam elas comerciais ou não.

* Alberto Rodrigues é Vice-Presidente da ABRADISTI, Associação Brasileira de Distribuidores de TI