quarta-feira, 11 de maio de 2011

A tecnologia nas novas relações de trabalho



O tradicional escritório físico das empresas já não é mais o foco de muitos profissionai. Hoje em dia, muito se fala em relação a modelos alternativos de desempenhar o trabalho, como por exemplo, o conceito de Home Office ou Home Based e o mais nova denominação: o Coworking. Traduzindo para entendimento geral, escritório coletivo.

No caso do Home Office e Based, há várias vantagens para o funcionário (que pode ficar mais tempo próximo a família) e também para as empresas, que reduzem o custo de infraestrutura. Além disso, a sociedade também se beneficia, pois há razoável diminuição da circulação de veículos, principalmente nas grandes cidades.

Já para os profissionais autônomos ou que trabalham em casa e podem ter uma dificuldade de criar uma rotina de trabalho, o Coworking vem para suprir essa necessidade de um local especifico para se atuar e traz muitas outras vantagens, tais como aumento de network (inclusive com profissionais de outras áreas) e redução de gastos (não é preciso ter custo alto de acomodação ou deslocamento).

É possível organizar os profissionais que se utilizam dos escritórios coletivos em dois tipos de trajetória. De um lado estão engenheiros, administradores, advogados; são pessoas que vieram de empregos convencionais em busca de maior realização profissional. No caminho inverso, estão profissionais de áreas diversas, como biólogos, publicitários, designers; antes, esse grupo recebia do primeiro, o rótulo de alternativo por ter uma rotina e horários mais flexíveis.O Coworking já é uma tendência mundial para o novo modelo de trabalho, pois além de fugir do convencional, também estimula novas ideias e é propicio para fertilizar projetos e parcerias.

Em um típico coworking é possível um profissional de tecnologia trabalhar ao lado de um publicitário, que pode ir à cozinha tomar um café e encontrar um advogado, arquiteto ou jornalista que também dividem o mesmo espaço, por isso é interessante à ideia de networking ampliada, onde se encontram e partilham experiências profissionais de várias áreas, isso sem ter que se preocupar com a faxina, as contas e a burocracia de se manter um escritório próprio. Seu único trabalho vai ser alugar seu espaço e já terá sua mesa, acesso a internet e impressoras e um lugar para o cafezinho no seu intervalo.

É difícil prever se os escritórios do futuro realmente se basearão em Home Office e/ou Coworking, mas é fato que a tecnologia está mudando a forma de trabalhar e a relação entre empresa-funcionário.