quinta-feira, 13 de outubro de 2011

BRASIL: um mercado promissor para T.I.

Por Marco Antonio Chiquie


Muito tem se falado sobre o Brasil, seu novo papel e importância no mundo, os grandes eventos que vão ocorrer em terras tupiniquins (Copa e Olimpíadas), mas o que isso tudo tem a ver com T.I.?

Todo crescimento estruturado tem a ver com T.I. De acordo com um estudo lançado pela IDC em outubro de 2011, o mercado mundial deve fechar o ano com investimento superior a US$ 1 trilhão, o que representa um aumento de 7,5% em relação a 2010. Por sua vez, houve também o aumento da representatividade do Brasil entre os países da América Latina, que ocupa o 8º lugar no mercado de consumo de T.I. em todo o mundo, com pouco mais de US$ 37 bilhões e que, ao final de 2011, deve crescer mais 13%, chegando a marca histórica de US$ 42 bilhões. Essa análise levou em conta os mercados de serviços de implementação, suporte e gerenciamento de operações, softwares de Infraestrutura, servidores, storage e equipamentos de rede.

Como já mencionei eventos grandiosos que ocorrerão, tais como COPA e OLIMPÍADAS, impulsionarão investimentos básicos (telefonia, dados, portos, aeroportos etc..). Isso, por si só, já traz consigo uma enorme gama de investimentos, pois não há mudança drástica sem mudar o panorama de T.I..

Porém, como muitos podem perceber, mudanças maiores ocorrem (e ainda ocorrerão) no que diz respeito à mobilidade. Estima-se que em 2015, as vendas de smartphones vão superar a dos celulares convencionais. Esta mudança (chamada de “terceira onda da tecnologia”) ainda afeta diretamente o mercado de CLOUD e ao fenômeno conhecido como consumerização*. Diante disso, cresce o número de desenvolvedores para aplicativos móveis, com novas tecnologias para facilitar a vida dos usuários domésticos e corporativos.


Diante de tantas mudanças e de um crescimento inevitável, o Brasil desponta como um grande mercado de T.I. no mundo. É importante que as empresas estejam devidamente capacitadas entre as diversas linhas que se abrem. Sem o conhecimento e treinamento, é impossível “abraçar” as oportunidades e crescer no ritmo do mercado. Mais do que nunca, é vital que cada um saiba seu papel neste admirável mundo novo e consiga transformar dados e projeções em reais possibilidades de ganho para todos os elos da cadeia: consumidores, empresas, desenvolvedores, revendedores, distribuidores e fabricantes.

O mercado está em alta. Você vai ficar parado esperando as oportunidades caírem no seu colo?

* Consumerização – Fenômeno onde tecnologias de ponta aparecem primeiro no ambiente doméstico. Os avanços tecnológicos acontecem com mais rapidez em produtos voltados para os consumidores finais na computação pessoal.



Marco Antonio Chiquie, vice-presidente da ABRADISTI e Diretor Geral da AGIS