terça-feira, 29 de março de 2011

Progresso tecnológico, você está pronto?



Foi postada no portal de tecnologia do site Terra uma matéria relembrando o famoso desenho: Os Jetsons, que fez parte da infância das gerações X e Y. Quem não se lembra do atrapalhado George e da empregada robô Rosie?

O desenho foi lançado em 1962 e ilustrava uma “realidade” que se passava em 2062, onde as pessoas enfrentavam transito aéreo e podiam ter uma longa e agradável conversa sobre qualquer assunto com sua empregada robótica.

Claro que ainda é algo muito distante da nossa realidade a habitação aérea e outras referências da animação. Todavia naquela época pensar em algo como uma conferência com imagem (como sempre acontecia nos Jetsons, entre o Sr. Spacely e George) poderia parecer um tanto quanto utópico, porém hoje já é uma realidade; podemos iniciar uma videoconferência através do computador, celular e até mesmo de certos relógios de pulso.

Esses e muitos outros exemplos são a prova de que muitas vezes uma visão parcialmente utópica pode, no futuro, se tornar uma realidade. Claro que há todo um senso comum e lógico: as pessoas muito provavelmente não enfrentarão daqui a 100 anos um trânsito em suas aeronaves enquanto estão indo para o trabalho, mas é certo que muitas outras ferramentas ainda estão por surgir para facilitar ainda mais nosso cotidiano.

Se compararmos jogos como Pac-man e o videogame Atari, que eram moda nos anos 80, com os jogos de hoje, que usam o próprio corpo do jogador como console através de sensores, podemos ver que tivemos um avanço absurdo em um período muito curto. A maioria dos jogadores de Atari não imaginava que teriam uma ferramenta como o Kinect, fabricado pela Microsoft, para aperfeiçoar a sensação de realidade dos games.

Esses avanços não são perceptíveis somente no mundo dos consoles e games, pense quanto trabalho se tinha há 30 anos para ter um simples controle de vendas mensal? Quantas páginas eram necessárias e quantos cálculos deveriam ser feitos para se formular uma planilha que facilmente conseguimos elaborar hoje em dia através do Excel e outras ferramentas de dados.

Até se observarmos os últimos anos é possível perceber como nossa realidade mudou. Segundo o IBGE a porcentagem de pessoas que possuíam celulares para uso pessoal era de 36,6% em 2006, já em 2010, segundo o balanço da Anatel, o número de linhas de telefone móveis habilitadas já supera o número de habitantes no Brasil.

Resultado bastante positivo também ocorre em relação ao acesso à internet, que se tornou o terceiro veículo de maior alcance no Brasil, atrás somente da televisão e rádio. Aproximadamente 87% dos internautas utilizam a rede para pesquisar sobre produtos e serviços de seu interesse; e antes de comprar algum produto 70% dos consumidores confiam em opiniões de expressas online. Isso se deve a facilidade de acesso à rede. Só para mensurar esse avanço, se avaliarmos o período entre 2005 e 2008 é possível constatar um crescimento de 75,3% no acesso à internet. Entre 2010 e 2011 o uso de banda larga cresceu 53%, nesses últimos 12 meses as operadoras registraram a adesão de 12,4 milhões de novos acessos, com uma média de 24 novas instalações por minuto. Hoje no Brasil cerca de 81,3 milhões de pessoas costumam acessar a rede (54% da população, aproximadamente).

No Brasil, muitos avanços ainda estarão por vir agora que estamos em evidência, devido a Copa do Mundo (2014) e aos Jogos Olímpicos (2016) que ocorrerão no país. Serão necessários investimentos em infraestrutura, surgirão mais empregos e com eles a necessidade de mais equipamentos eletrônicos para uso dos profissionais, com mais pessoas empregadas aumenta-se o poder de compra, logo haverá um aumento nas vendas e assim por diante, atingindo todos os setores (veja mais sobre o assunto no post “Copa do Mundo x Tecnologia: o desafio do ano. ”).

Além do progresso devido aos eventos esportivos que ocorrerão nos próximos anos, nosso país também se destaca pelo seu potencial para inovar com a fabricação de produtos de última geração por empresas nacionais. É o caso da Itautec, que já programa para esse ano o lançamento do primeiro tablet brasileiro, que virá para competir no mercado com os modelos internacionais no seu desempenho e design, porém leva como vantagem o menor preço, visto que será um produto nacional.

Pode-se dizer que tivemos um excelente progresso tecnológico nas últimas 3 décadas, mas, com toda a certeza, haverão progressos maiores em muito menos tempo, pois quanto mais ferramentas surgirem, mais rapidamente será possível criar algo novo. A questão é: você está pronto para acompanhar as mudanças?

Saiba mais sobre este tema e entre em contato com os grandes fabricantes de T.I.. Inscreva-se no AGIS EXPEDITION através do site www.agisexpedition.com.br