segunda-feira, 21 de março de 2011

Internet Explorer 9, uma nova experiência em navegação




A tão esperada atualização do navegador de internet líder de mercado, o Internet Explorer da Microsoft, foi liberada para download nesta terça-feira, 15 de março de 2011.

Além da compatibilidade com o HTML 5 (O HTML 5 é a mais recente linguagem HTML, ele facilita a introdução de elementos e acaba com a necessidade de plug-ins, ou seja, fica mais fácil inserir um vídeo em uma página, por exemplo).há outras mudanças no IE 9 que valem a pena conferir. Tais como:

Área de visualização de páginas maior e mudanças no layout

Os ícones e barras estão menores, e a área de visualização do conteúdo está bem maior que o da sua versão anterior. As opções de guardar senha e de downloads estão mais discretas agora, aparecem no pé da página. A barra de URL mostra não só um mini-histórico das últimas páginas que foram acessadas, como também algumas páginas que foram inseridas mais recentemente aos favoritos.

“O foco do usuário em uma página é a navegação, e o browser não pode atrapalhar isso. Nós percebemos é que o usuário quer cada vez mais uma navegação mais limpa”, explicou Osvaldo Oliveira, diretor geral da área de consumo da Microsoft, ao se referir sobre essas mudanças, cujo foco era criar um navegador mais leve, rápido e com um visual mais limpo.

Só funciona em equipamentos com Windows 7 ou Vista

O novo navegador só funciona em computadores que possuam Windows Vista ou Windows 7. De acordo com a empresa, eles não conseguiriam inserir os mesmos recursos de velocidade do navegador com a estrutura do Windows XP.

Fixar sites na barra de tarefas

Agora é possível acessar sites visitados com frequência de forma simples, fixando-os na barra de tarefas da área de trabalho; basta arrastar a guia para a barra e a mesma permanecerá lá até que o usuário a remova. Ao clicar no ícone posteriormente o site será aberto no Internet Explorer.

Sempre que você abrir um site que foi fixado, o ícone do site será exibido na parte superior do navegador. Os botões “Voltar” e “Avançar” mudam de cor para corresponder à cor do ícone.

Segurança

Para proteção à privacidade das informações de seus usuários o IE 9 trouxe duas novas funcionalidades: a Proteção Contra Rastreamento e a Filtragem Activex.

Ao usar o primeiro recurso é possível limitar a comunicação do navegador com determinados sites, definidos por uma lista de proteção contra rastreamento, a fim de que esses sites não armazenem os dados digitados pelo internauta.

O segundo recurso visa a filtragem dos Activex (uma tecnologia que os desenvolvedores da Web usam para criar conteúdos interativos em seus sites, todavia ela também pode oferecer riscos à segurança, pois esse controle, geralmente, tem acesso a várias partes do sistema operacional), sendo assim o filtro só deixa o Activex habilitado perante permissão do internauta.

Sugestão de sites

Outra novidade são os site sugeridos, o Internet Explorer 9 tem a opção de habilitar uma sugestão de sites que tenham a ver com o interesse do usuário. O navegador abre uma página com os sites que foram acessados e ao lado uma sugestão de três ou quatro páginas parecidas.

Recurso de aceleração de hardware

O IE 9 oferece uma interface que renderiza qualquer de forma mais rápida, pois ele utiliza o GPU (Unidade de Processamento Gráfico) do computador para fazer com que as páginas abram rapidamente. Além disso o navegador possuí uma melhor performance na execução de scripts Java.


Esses dentre muitos outros recursos (gerenciador de downloads, modo de compatibilidade aperfeiçoado e outros complementos) estão disponíveis de forma gratuita para quem deseja uma nova experiência em navegação e interatividade.

Link para download:
bit.ly/ie9_microsoft