quarta-feira, 18 de maio de 2011

O BRASIL digital: venda de computadores cresce 22% no primeiro trimestre



Apesar das muitas previsões de que o marcado de computadores fosse sofrer uma queda de vendas por conta dos tablets, já que até mesmo empresas especializadas em consultorias de T.I esperavam essa queda, foi divulgado ontem um estudo realizado pela IDC Brasil (empresa focada em Inteligência de Mercado, consultoria e conferências no setor de T.I e Telecom) que aponta um crescimento surpreendente no primeiro trimestre de 2011 de 22% comparado com o período anterior.

Ao total foram comercializadas 3,6 milhões de máquinas, sendo 49,5% desktops e 50,5% de notebooks. A HP ainda continua liderando o mercado mundial de PCs com cerca de 18% da totalidade de equipamentos vendidos. O Brasil ocupa a 4ª posição no ranking mundial dos países que mais vendem computadores, ficando atrás apenas dos Estados Unidos, China e Japão.

“Em geral, os primeiros meses do ano apresentam um movimento menor de negociações entre fabricantes e canais já que o varejo inicia o ano abastecido por conta do Natal e realiza queimas de estoque nos meses seguintes. Porém, com a demanda aquecida nos segmentos doméstico e corporativo, a sazonalidade tem diminuído consideravelmente no mercado de PCs desde o 3º trimestre de 2010”, afirmou Martim Juacida, analista de mercado da IDC, em comunicado oficial enviado à imprensa.

Ainda segundo Juacida esse fato se deve pela indústria de PCs estar se consolidando ainda mais, já que os consumidores não esperam apenas as datas comemorativas, como o Natal, para comprar seu computador.
Isso mostra que a ascendência do BRASIL no mundo tecnológico. Este é um ótimo momento para as vendas, pois a expectativa é de um mercado aquecido e muito impulsionado tanto pelo setor corporativo quanto pelo doméstico, que teve um crescimento de 33% em relação ao mesmo período de 2010.


Indo de encontro a era do conhecimento e da tecnologia é essencial manter-se informado para aproveitar das tendências e impulsionar as vendas. Fique de olho no seu mercado e especialize-se. Não espera que as oportunidades caiam do céu: crie-as e ótimos negócios.