sexta-feira, 27 de maio de 2011

TABLETS: um novo mercado se abre



O Diário Oficial da União publicou nesta segunda-feira a MP (medida provisória) que inclui os tablets produzidos no Brasil na mesma categoria dos computadores convencionais e notebooks. A medida desonera o produto da incidência do PIS/Cofins.

Com a inclusão do produto na MP do Bem, o preço dos tablets deverão cair cerca de 30%, que tornará o preço mais competitivo em relação aos fabricados na Ásia.

Essa medida refletirá em benefício para as revendas que terão um preço mais competitivo em relação aos produtos importados e, com isso, certamente haverá o imediato de vendas, pois com o custo reduzido, mais consumidores ficarão incentivados a adquirir o produto (um exemplo disso é a venda de notebooks que após a Lei do Bem teve um crescimento e hoje já supera a venda de desktops).

O ministro Aloizio Mercadante, assegurou que 12 empresas manifestaram interesse em fabricar tablets no Brasil, entre elas a LG. Além de incentivar a fabricação de tablets por fabricantes internacionais, os nacionais também se beneficiarão. Este é o caso da Itautec, que planeja lançar sua versão de tablet no 2º semestre desse ano.

A fabricante Asus, que vai lançar em breve o Eee Pad Transformer em versão importada no Brasil, elogia o anúncio da medida, pois poderá repensar a introdução de seus tablets no País e ter um preço bom para competir com as demais concorrentes.

O tablet é um produto novo, que abriu nova frente de consumo e de avanços na área de tecnologia. Esta promete ser a nova tendência de consumo, impactando inclusive nas vendas de outros produtos, como os netbooks, que muitos especialistas dizem estar com os dias contados devido a popularização dos tablets.

Se o tablet vai realmente substituir o netbook somente o tempo irá dizer. O fato é que com a redução de impostos para os produtos produzidos no Brasil, a venda desse segmento irá superar as expectativas. Bastará então os revendedores apostarem nesta oportunidade, adequando-se para ofertar o produto. Isto inclui mão de obra, treinamento e regime tributário. Que venham ótimos negócios.