quarta-feira, 4 de maio de 2011

As 7 principais tendências de TI até 2020



Com o desenvolvimento cada vez mais rápido e a expectativa de um grande crescimento nos próximos anos no setor de TI, o Gartner listou as sete principais tendências de TI até 2010 (O Gartner Group é uma das empresas mais influentes e respeitadas de consultoria, pesquisa e execução de programas na área de Tecnologia da Informação).

O Gartner propõe, basicamente, que a tecnologia da informação não pode mais ser vista como uma preocupação só dos CIOs das empresas do setor, mas sim de todos os seus funcionários independente da área de atuação.

Se baseando na estimativa de um crescimento de 4% ao ano, a consultoria listou as principais tendências das empresas até 2016:

1 - Integrar as equipes de TI com as operacionais: O Gartner aponta que ao colocar junto, a equipe de TI com os executivos, eles podem trabalhar melhor com orçamentos curtos e estruturar melhor a verba para compra de novos equipamentos e software.


2 - Lidar com a produção e o acesso à informação nas mídias sociais: A consultoria acredita que até 2015, cerca de 80% das empresas não saberá abordar a realidade colaborativa da internet, o que deverá impulsionar os gastos na área.

3 - Buscar novas tecnologias que identifiquem e consigam funcionar de acordo com os padrões de comportamento do mercado: Segundo o estudo, acredita-se que os executivos irão precisar cada vez mais de ferramentas que identifiquem os períodos de baixa demanda, para que a produção possa ser ajustada de acordo com a necessidade.

4 - Utilizar a computação em nuvem: A computação em nuvem é uma tecnologia que permite que os usuários consigam controlar aplicativos e ter acesso aos seus arquivos armazenados no datacenter de um provedor de hospedagem utilizando qualquer computador que tenha acesso à internet. O Gartner acredita que até 2016 todas as empresas vão usar a computação em nuvem.

5 - Utilizar as tecnologias de geolocalização que será uma grande oportunidade para o mercado de telecomunicações: A consultoria acredita que o mercado de ferramentas de geolocalização alcançará receita de US$ 215 bilhões até o fim de 2012, enquanto cerca de US$ 150 bilhões do orçamento de serviços das operadoras de telecomunicação serão transferidos para aplicações.

6 - TI Verde: Os assuntos relacionados a sustentabilidade também atingirão o mercado de TI, por isso a consultoria prevê que a emissão de gases tóxicos e CO2 será um dos principais gastos com conformidade das empresas nos próximos anos.

7 - Tecnologias que captam o movimento e interpretam as palavras de acordo com a busca feita on-line, e dispositivos de energia sem fio: A partir de 2020 o Gartner acredita que as principais tendências sejam as tecnologias cognitivas, segundo a consultoria esse mercado deverá movimentar 1 bilhão de dólares em 2020.

A lista acima nos aponta o caminho que o mercado está seguindo, porém o mais importante, além se manter atualizado, é ir além do que está previsto, sempre procurando maneiras de inovar e particularizar seu serviço.

O pensamento “não se mexe em time que está ganhando” está ultrapassado. A diferença entre sua empresa e a do concorrente está justamente no seu modo inovar o que já é comum e surpreender seu cliente com produtos, serviços ou atendimento. Pense rápido, pois seu concorrente pode estar fazendo isso neste momento.

* Fonte: TI Inside Online