segunda-feira, 11 de abril de 2011

A ajuda das redes sociais na divulgação (boa ou ruim) da sua empresa.


Seguindo a tendência de mercado, muitas empresas estão apostando nas redes sociais como forma de divulgar sua marca, produtos, serviços e também para estreitar o contato com os clientes. A verdade é que essas redes são poderosos canais para sua empresa atingir novos públicos e gerar negócios.

Para ter uma ideia, a maioria dos mais de 50 milhões de brasileiros que têm acesso à internet entra em redes sociais diariamente. Todavia, muitas vezes uma ferramenta que pode nos auxiliar no relacionamento com o cliente, também pode ser ineficiente e até prejudicial se não usada de forma pertinente e correta.

As redes contradizem a ideia de que um alcance abrangente só era viável para grandes empresas, com altas quantias para investir. A opinião de especialistas é que elas trouxeram outro nível de competitividade, reforçando a crença de que entrar nelas, com planejamento, é uma atividade fundamental atualmente.

Como empresa, é uma obrigação estar presente onde os consumidores estão. E hoje eles estão nas redes sociais mais que em qualquer outro lugar, muitas empresas, percebendo esse momento em que estamos vivendo, estão investindo tempo e dinheiro para marcar presença nas redes sociais. Mas existe uma grande diferença entre marcar presença e fazer um bom trabalho.

Não devemos misturar negócios com prazer, se for o caso, tenha uma conta pessoal e poste lá as informações de gosto pessoal, as mídias da empresa devem passar a imagem da instituição. Uma empresa de T.I, por exemplo, não tem motivos para postar noticias sobre artesanato, quem trabalha na área e está lendo pode até ter interesse, mas sua empresa não oferece nada que tenha relação com isso, e é algo que foge ao padrão que se faz das pessoas que atuam no setor.

Como as pessoas estão sempre conectadas as redes sociais, é de suma importância que, ao atualizá-las, não passemos uma imagem de negativismo. Não é esconder a realidade, mas sim passar informações relevantes positivas, sem se atrelar a coisas de mau grado.

Outro detalhe que deve ser notado é se estamos postando o conteúdo de maneira correta. Se você utiliza o twitter para falar várias vezes sobre um assunto, talvez seja interessante postar esse conteúdo em um blog, onde pode se aprofundar mais no conteúdo e expressar sua opinião sem se limitar na quantidade de letras, pois além do microblog não deixar que usemos mais do que os 140 caracteres, pode ser que seus clientes se incomodem em ver um monte de twittes sobre a mesma coisa sempre, o que acaba “poluindo” a página e, muitas vezes, nem vão mais ler com atenção o que poderia ser pertinente.

Após criar uma conta devemos acompanhá-la com regularidade, afinal de nada adianta ter uma conta no Twitter/Facebook (ou qualquer outra) se você demorar uma semana para responder à dúvida de um cliente possa vir a ter. O prazo máximo, segundo profissionais, para as demandas que chegam pelo microblog deve ser de um dia, então crie uma rotina de acessar sua conta quase todas as manhãs, por exemplo.

Cite sempre suas fontes. Como diz o ditado “mentira tem perna curta”, você usar uma noticia, ou uma ideia que não é sua, na hora pode até ser que ninguém descubra, mas acredite, logo irão ver que essa noticia não é sua e isso pode afetar de modo negativo a imagem da empresa. Por isso sempre diga suas fontes. Afinal, não há mal nenhum em dar crédito a quem merece? (Por falar em dar crédito a quem merece, vi algumas dessas dicas em um artigo do publicitário Israel Scussel Degásperi).

Em suma é necessário mais do que criar uma conta em alguma rede social. É preciso estar em regular atualização para que ela se torne uma ferramenta útil, pois além de ser uma forma de se promover sua marca, as redes sociais estão aí para criarmos uma maneira direta e eficaz de fidelização de clientes – basta saber aproveitá-las.

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