quarta-feira, 23 de maio de 2012

O potencial da região nordeste para o mercado


Por Mariano Gordinho

Nove estados, 53 milhões de habitantes, 27,9% da população brasileira e 284 bilhões de produto interno bruto (PIB), essa é uma radiografia sumária da região nordeste. A maior região do país em número de estados, a segunda maior em número de habitantes e a terceira maior em PIB.

Só essa pequena amostra estatística já seria suficiente para demonstrar o enorme potencial de negócios que a Região Nordeste significa no Brasil. Mas o que ela significa, especificamente, para os Distribuidores de TI e, em particular, para os membros da Abradisti?

Dos atuais associados da Abradisti, apenas dois, são sediados na região, o que equivale a 8% do total. Dos demais associados, nenhuma das empresas tem operações de logística e vendas instaladas na região, o que por si só já demonstra o enorme potencial de investimentos/expansão que o Nordeste significa.

Quando analisamos os dados acima, vemos que o Nordeste, dentre as demais regiões de oportunidades no Brasil é, sem dúvida, aquela que oferece as melhores condições objetivas de crescimento. E por que isso ainda não acontece? Quais os desafios ainda a serem enfrentados, que impedem a materialização desse potencial?

Em contraponto a sua exuberância estatística, a região ainda representa inúmeros desafios logísticos, com uma malha de serviços viários, aéreos e marítimos pouco eficientes, o que dificulta a ampliação do comércio, especialmente a partir das regiões Sul e Sudeste. A questão tributária também é fator preponderante na análise de expansão na região, uma vez que, em função da estrutura do ICMS nacional, as vendas a partir do Sul e Sudeste para clientes na região Nordeste têm carga tributária menor do que as vendas realizadas localmente, o que, via de regra, causa desvantagem competitiva para as operações regionais.

Porém, como expectativa de crescimento, a região Nordeste, dado as suas particularidades, é aquela que representa o maior potencial, vejamos:

Como média, cerca de 78% das vendas do setor de distribuição de TI ocorrem nas regiões Sul/Sudeste, o que equivale a aproximadamente R$ 10 bilhões. Cerca de 10% das vendas ocorrem na região Nordeste, o que equivale R$ 1,27 bilhão, considerando a receita anual do setor em 2011, de R$ 12,7 bilhões.

Quando comparamos as vendas na região com o seu PIB, constatamos que elas equivalem a cerca de 0,4% do número, contra os 1,2% das regiões Sul/Sudeste. Se considerarmos que as regiões Sul/Sudeste são as que apresentam os níveis mais altos de concentração e concorrência, não só dos distribuidores de TI entre si, mas com os canais que têm relação direta com os fabricantes (VARs e Varejo) e os próprios fabricantes, mais uma vez a região Nordeste é aquela que se destaca.

Em relação ao número de clientes da distribuição, com base nos dados apontados pelo Censo realizado pelo IT Data em 2011, por encomenda da Abradisti, 14% da base de clientes do setor estão na região Nordeste, contra 79% das regiões Sul/Sudeste. De novo, a região Nordeste é a que demonstra maior potencial de expansão.

Todas essas informações compiladas demonstram claramente a importância estratégica da região Nordeste para o setor de distribuição de TI. Sem dúvida, qualquer análise de oportunidade que se faça, indica que investimentos em logística, com a implantação de centros de distribuição, em vendas, com a criação de escritórios regionais e na ampliação da presença local na região Nordeste, terá papel fundamental no crescimento dos negócios nos próximos anos.

Alia-se a isso o fato de que os governos regionais têm investido seriamente na criação e disponibilização de infraestrutura, e voilá, a região Nordeste é claramente o próximo destino dos investimentos do setor.

*Por Mariano Gordinho, Presidente da ABRADISTI – Associação Brasileira dos Distribuidores de Produtos e Serviços de TI

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