Por Mariano Gordinho
Só essa pequena amostra estatística já seria suficiente para demonstrar o enorme potencial de negócios que a Região Nordeste significa no Brasil. Mas o que ela significa, especificamente, para os Distribuidores de TI e, em particular, para os membros da Abradisti?
Dos atuais associados
da Abradisti, apenas dois, são sediados na região, o que equivale a 8% do
total. Dos demais associados, nenhuma das empresas tem operações de logística e
vendas instaladas na região, o que por si só já demonstra o enorme potencial de
investimentos/expansão que o Nordeste significa.
Quando analisamos
os dados acima, vemos que o Nordeste, dentre as demais regiões de oportunidades
no Brasil é, sem dúvida, aquela que oferece as melhores condições objetivas de
crescimento. E por que isso ainda não acontece? Quais os desafios ainda a serem
enfrentados, que impedem a materialização desse potencial?
Em contraponto a
sua exuberância estatística, a região ainda representa inúmeros desafios
logísticos, com uma malha de serviços viários, aéreos e marítimos pouco
eficientes, o que dificulta a ampliação do comércio, especialmente a partir das
regiões Sul e Sudeste. A questão tributária também é fator preponderante na
análise de expansão na região, uma vez que, em função da estrutura do ICMS nacional,
as vendas a partir do Sul e Sudeste para clientes na região Nordeste têm carga
tributária menor do que as vendas realizadas localmente, o que, via de regra,
causa desvantagem competitiva para as operações regionais.
Porém, como
expectativa de crescimento, a região Nordeste, dado as suas particularidades, é
aquela que representa o maior potencial, vejamos:
Como média,
cerca de 78% das vendas do setor de distribuição de TI ocorrem nas regiões Sul/Sudeste,
o que equivale a aproximadamente R$ 10 bilhões. Cerca de 10% das vendas ocorrem
na região Nordeste, o que equivale R$ 1,27 bilhão, considerando a receita anual
do setor em 2011, de R$ 12,7 bilhões.
Quando
comparamos as vendas na região com o seu PIB, constatamos que elas equivalem a
cerca de 0,4% do número, contra os 1,2% das regiões Sul/Sudeste. Se
considerarmos que as regiões Sul/Sudeste são as que apresentam os níveis mais
altos de concentração e concorrência, não só dos distribuidores de TI entre si,
mas com os canais que têm relação direta com os fabricantes (VARs e Varejo) e
os próprios fabricantes, mais uma vez a região Nordeste é aquela que se
destaca.
Em relação ao
número de clientes da distribuição, com base nos dados apontados pelo Censo
realizado pelo IT Data em 2011, por encomenda da Abradisti, 14% da base de
clientes do setor estão na região Nordeste, contra 79% das regiões Sul/Sudeste.
De novo, a região Nordeste é a que demonstra maior potencial de expansão.
Todas essas
informações compiladas demonstram claramente a importância estratégica da
região Nordeste para o setor de distribuição de TI. Sem dúvida, qualquer
análise de oportunidade que se faça, indica que investimentos em logística, com
a implantação de centros de distribuição, em vendas, com a criação de
escritórios regionais e na ampliação da presença local na região Nordeste, terá
papel fundamental no crescimento dos negócios nos próximos anos.
Alia-se a isso o
fato de que os governos regionais têm investido seriamente na criação e
disponibilização de infraestrutura, e voilá, a região Nordeste é claramente o
próximo destino dos investimentos do setor.
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