quinta-feira, 30 de julho de 2009

Capacitação: o primeiro passo para aprimorar competências



O acirrado mercado de trabalho exige cada vez mais capacitação por parte dos profissionais que buscam uma melhor colocação dentro das organizações. Entretanto, estimular novas competências e habilidades não é só um dever do colaborador, a empresa pode e deve investir em recursos que desenvolvam ou aperfeiçoem tais ferramentas de competitividade.

Pensando nisso, bem como em atender melhor aos seus clientes externos, a companhia paulista distribuidora de Tecnologia da Informação Agis Distribuição, aprimora as competências pessoais e profissionais dos integrantes da equipe comercial. Para isso, a companhia instituiu um programa de capacitação que utiliza variados recursos, preparando os colaboradores de vendas para atuarem como consultores, desenvolvendo habilidades multifuncionais e poli competências.

A empresa, fundada em 1992, atua no segmento de soluções de tecnologia para o mercado de canais. Atualmente, a companhia possui três unidades que se encontram em Campinas, Ribeirão Preto e Santo André, todas localizadas no Estado de São Paulo.

O programa - Lançado em maio de 2009, o Programa Saber propõe um plano de aprendizagem, envolvendo competências, habilidades e áreas de conhecimento para aprimoramento de seus funcionários e, consequentemente, crescimento da empresa. Além disso, a ação visa motivar, reconhecer e valorizar o trabalho dos profissionais que atuam na companhia paulista.

"Nossa empresa está construindo uma cultura sustentada em valores e comportamentos, criando um fio condutor do processo de gestão do desempenho, fixando objetivos, avaliação de resultados de negócio e diferenciando o desenvolvimento e crescimento pessoal", destaca a coordenadora de Recursos Humanos da AGIS Tamyhe Carolina Engler.

De acordo com ela, atualmente o ambiente de negócios, com suas rápidas mudanças, exige profissionais cada vez mais preparados. Com este trabalho, a organização pretende gerar um fator diferencial através do êxito dos valores corporativos e da capacitação dos seus funcionários.

Conhecendo o Saber - Coordenado pela área de Recursos Humanos e em parceria com o departamento de marketing, o programa é composto por treinamentos com foco em três pilares: comportamental, técnico e produtos.

Tamyhe Carolina Engler explica que a iniciativa tem o intuito de mostrar a importância da integração de equipes, além de contribuir com o crescimento profissional dos colaboradores, através dos níveis tático, gerencial e estratégico. Segundo ela, o programa não faz distinção de nível hierárquico: os funcionários de todas as escalas da companhia participam, pois cada faixa profissional tem sua peculiaridade, devendo ser respeitadas as capacidades individuais.

Através de formação das equipes, na primeira etapa, o programa identifica as necessidades individuais e gerais dos colaboradores. A partir daí, os dados coletados são analisados e as informações obtidas proporcionam ao RH a criação de ações que gerem um bom relacionamento desses colaboradores para com os negócios, os processos, os projetos e as próprias pessoas.

Os funcionários são convidados a participarem do programa através de e-mail marketing e mural de avisos. As aulas acontecem no auditório da empresa, onde foi criado um ambiente personalizado para a aprendizagem, e contam com a participação de 25 pessoas por turma.

Na área comportamental, por exemplo, a coordenadora menciona que a AGIS disponibiliza uma série de palestras com o objetivo de desenvolver competências de comunicação e liderança, fazendo com que o funcionário esteja apto a resolver situações. "Para estimular este perfil, criamos soluções em nosso sistema educacional com foco no desenvolvimento de atitudes, posturas e habilidades, não apenas na aquisição de conhecimento técnico e instrumental", enfatiza, ao lembrar que os treinamentos técnicos e de produtos são ministrados semanalmente por representantes dos fabricantes, tendo a finalidade de atualizar tecnicamente a equipe, proporcionando um atendimento mais eficiente ao cliente externo.

Avaliação - O Programa Saber permite aos funcionários a interação no processo. Ao término de cada módulo, o participante pode, através de um fórum, esclarecer possíveis dúvidas, desde que esteja sob a orientação de um tutor. Vale mencionar que acontece também um acompanhamento de cada profissional para análise individual de sua evolução. Para Tamyhe Carolina Engler, avaliar não é comparar um colaborador com outro, mas sim verificar seu desempenho em relação ao que se espera como resultado de trabalho.

Quem participa, aprova - Colaboradora do departamento de Televendas, Tatiane Castiglione avalia que as ações adotadas após a implantação do Programa Saber trouxeram muitas melhorias no que se refere a uma boa visão de mercado, atitudes positivas, motivação, organização, amplo conhecimento dos produtos. Para ela, a iniciativa reforçou, principalmente, a ideia do quanto é importante trabalhar com boas estratégias e dedicação para que os trabalhadores possam alcançar um bom resultado profissional. "Com estas melhorias, a empresa vem alcançando bons resultados, pois é visível que os colaboradores estão mais motivados, dedicados e preocupados em melhorar a cada dia seu ambiente de trabalho", enfatiza.

"Aplicando o Projeto Saber, a AGIS capacita seus funcionários e os torna mais motivados para atuar no dia-a-dia. E, para nós, colaboradores, o projeto permite adquirir valores e conhecimentos, fatores que fazem com que cada indivíduo se empenhe em colocar o treinamento em prática, levando a uma evolução não só profissional como pessoal", reconhece o também colaborador de Televendas da empresa Fausto Silva.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Expedition 2009 em Vitória (ES) | 13 de Agosto



Após o sucesso dos eventos de Ribeirão Preto, Campinas e Santo André, a próxima parada do Expedition 2009 será Vitória (ES), no dia 13 de agosto.

Além dos maiores fabricantes de tecnologia da atualidade, o evento contará também com as palestras chaves de:

- ORLANDO PAVANI JUNIOR (Diretor Executivo da Gauss Consultores Associados LTDA, Professor Universitário em “Management” nos cursos de graduação e pós-graduação, membro honorário da Internacional Who's Who, sediada na Carolina do Norte - EUA) trazendo o tema “Globalização e Competitividade aplicadas à vida”.

- PAULO STORANI (ex-comandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais, BOPE, treinador dos atores do filme Tropa de Elite, professor da Secretária do Estado de Ciências e Tecnologia e Secretário de Segurança Publica do município de São Gonçalo – RJ) com a palestra “Construindo uma Tropa de Elite".

Aproveite a oportunidade para adquirir conhecimento e conhecer estratégias vencedoras. Reserve já sua vaga pelo site CLICANDO AQUI.

Expedition 2009 - Vitória (ES)
Local: Radisson Vitória
(Mapa)
Data: 13 de Agosto
Início: 08:30 Hrs.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

HP entra em acordo para a compra da IBrix



Disposta a melhorar ainda mais sua infra-estrutura em ofertas de computação em nuvem (cloud computing), a HP, adquiriu a IBrix, fabricante de software file-serving. A IBrix tem 53 funcionários e atende mais de 170 clientes corporativos, em vários segmentos (comunicação, lazer, entretenimento, saúde, ciências entre outros).

A HP já utilizava a sua tecnologia nos produtos Storare, Servidores Proliant, Switches, BladeSystems e ProCurve, além dos softwares de gerenciamento. Hoje, com a cloud computing, há um aumento na escala de serviços, o que faz da aliança, algo estratégico para o crescimento.

Seu principal produto, o Fusion, é um software conceituado da seguinte forma pelo próprio fabricante: alto nível de escala em sistemas paralelos com proteção de dados, disponibilidade de ferramentas e boa interface de gerenciamento.

Estimativas da própria HP prevêem que a cloud computing irá aumentar em 20% apenas em 2009. "Esta aquisição expande nosso portfólio para melhor suportar nossas necessidades neste segmento" segundo Jeff Hausman, da divisão de StorageWorks da HP.

A noticia chega para agitar ainda mais o mercado, sendo que, apenas uma semana atrás, a principal concorrente da HP no segmento em questão, a EMC, adquiriu a Data Domain por US$ 2,4 bilhões.

Fonte: Reseller Web