sexta-feira, 27 de março de 2009
PERÍODO DE CHUVAS: Notebooks também precisam de atenção
Usuários precisam ficar atentos, pois estes equipamentos também exigem atenção contra as variações da rede elétrica.
Pesquisas realizadas pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) e pela Nasa (agência espacial norte-americana) confirmam que o Brasil é o país com a maior incidência de raios no mundo.
Segundo dados do satélite Optical Transient Detector (OTD), todos os anos, entre 50 e 70 milhões de raios incidem no País. De acordo com Ivair Rodrigues, diretor de pesquisas do instituto de pesquisas IT Data, estes dados também servem de alerta para usuários de notebooks, que precisam estar atentos às prováveis avarias provocadas pelas oscilações de energia e descargas elétricas, muito frequentes na época das chuvas. “Diferente do que muitos pensam, notebooks também precisam ser protegidos contra variações da rede elétrica que podem queimar suas fontes. E como o equipamento pode sair de linha, dificultando a reposição de peças, é interessante investir em equipamentos de proteção de energia”, indica.
No início deste ano, o IT Data divulgou uma pesquisa que apontou os notebooks como os grandes campeões de vendas no Brasil, em 2008 – ao lado de televisores LCD. Segundo o estudo – baseado apenas no mercado formal – mais de quatro milhões de notebooks foram vendidos no ano passado. E, somente no último trimestre de 2008, as vendas superaram a marca de um milhão de unidades, um crescimento 42% superior em relação ao mesmo período de 2007. Rodrigues diz que os notebooks ganharão ainda mais adeptos em 2009, pois a pesquisa aponta os netbooks – notebooks com tamanho reduzido – como a grande tendência para este ano, especialmente com a chegada de modelos de marcas como Intelbras, Itautec, LG e Semp Toshiba.
O executivo lembra que a utilização de sistemas para proteção de energia também impede a perda da configuração de roteadores wireless, por exemplo, bem populares entre usuários de notebooks. “A cada queda de energia, os roteadores podem ser desconfigurados e exigir manutenção profissional. Por isso, é melhor utilizar um estabilizador de tensão para evitar avarias e gastos desnecessários”, alerta.
Malú Banzato Fantini, Gerente de Trade Marketing da SMS Tecnologia Eletrônica - enfatiza que os problemas com a rede elétrica afetam equipamentos durante todo o ano. Porém, nesta época, a frequente incidência de tempestades e raios faz com que os usuários fiquem mais atentos à proteção de seus equipamentos informática, áudio e vídeo. “Adquirir um estabilizador ou nobreak exige um investimento muito pequeno, se comparado aos prejuízos gerados pelas oscilações da rede elétrica”, garante.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário